quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DROGAS: CONHECER PARA PREVENIR!


INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definição de Droga é: Toda e qualquer substância que, introduzida em um organismo vivo pode modificar uma ou mais de suas funções, consequentemente quando intoduzida neste organismo de maneira inadequada afetará o funcionamento do corpo e da mente. São substâncias que agem nos mecanismos cerebrais, provocando efeitos estimulantes, euforizantes e/ou tranqüilizantes. Podem ser lícitas ou ilícitas. Podem ser inaladas, aspiradas, ingeridas, fumadas ou injetadas.

O QUE É ADICTO:

Um adicto é simplesmente aquela pessoa cuja vida é controlada pelas drogas. Sua vida e seus pensamentos são centrados nas drogas, de uma ou de outra forma, vivem para obter, usar e procuram todas as maneiras e meios de
conseguir mais. O adicto usa para viver e vive para usar. O adicto sofre pela inabilidade de aceitar responsabilidades pessoais, sendo incapaz de encarar a vida tal como ela é. O adicto continua usando, mesmo quando as drogas cessaram de lhe fazer sentir bem. O que caracteriza um adicto é a sua realidade nas drogas (comportamento), e não a quantidade que usa. A negação é um aspecto preponderante da doença da adicção. A negação impede o adicto de enxergar sua própria realidade e a realidade de sua doença.



CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

DEPRESSORAS
ESTIMULANTES
ALUCINÓGENAS
ÁLCOOL
CAFEÍNA
MACONHA
CALMANTES
EXTASE
LSD
SOLVENTES
COCAÍNA
COGUMELO
INALANTES
CRACK
LIRIO
ÓPIO
TABACO
AYAHUASCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário